Para além de publicar um qualificado guia gastronómico, as edições Gault Millau editam também aquele que é considerado como o guia de vinhos mais influente do mercado alemão, o “Guia de Vinhos Alemães Gault Millau”, da autoria de Joel Payne e Armin Diel. Pois bem, este ano um grupo significativo de produtores alemães, incluindo muitos dos nomes mais conceituados, decidiu publicar uma carta aberta ao editor, assegurando que não serão enviadas amostras e solicitando para que os seus vinhos não sejam sequer mencionados no guia.
Porquê? Porque o editor, a coberto da crise económica e editorial alemã, solicitou uma contribuição “voluntária” de 200€ a cada produtor, para além das amostras enviadas, como forma de financiamento extraordinária para a sobrevivência do guia. Um precedente melindroso por, ainda que inconscientemente, colocar em risco a credibilidade do guia, na diferenciação entre quem paga e quem não paga… mesmo que “voluntariamente”!
sábado, 4 de julho de 2009
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