quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Uma semana gastronómica de dez dias


Começa amanhã a segunda edição do Lisboa Restaurant Week, que se prolonga até dia 18 deste mês. Mesmos preços da primeira (20 euros), mas mais restaurantes, totalizando 42. Uma boa iniciativa que parece ter agradado a clientes e responsáveis pelos restaurantes, inclusive a cozinheiros que gostam do desafio de trabalhar para um público mais alargado, eventualmente menos familiarizado ou mais preconceituoso com determinados tipos de cozinha. Segundo sei, a organização está consciente de que houve algumas confusões com as reservas na primeira edição (em parte decorrentes do grande êxito que tiveram, com uma procura enorme) e vão tentar evitar que se repitam. Convém também que os restaurantes correspondam, apresentando propostas válidas e que mostrem o estilo culinário que praticam. Se não conseguem fazê-lo dentro destes preços, é melhor não participar. Afinal, se não servir como divulgação dos seus restaurantes para o resto do ano, dificilmente se compreende, para a maior parte dos participantes, as vantagens de servir refeições a 20 euros. Ver aqui lista dos restaurantes participantes e outras informações.

19 comentários:

Anónimo disse...

Seguramente que alguns restaurantes não terão dificuldades em elaborar menus por esse preço, como por exemplo o Sessenta ou a Brusketta.
São bons restaurantes mas o preço normal deles ronda esse valor.Não faz sentido!!! A organização está a desvirtuar o evento.
E não era suposto realizar estes eventos em épocas de baixa taxa de ocupação?
Outubro é um mês excelente para a restauração! E se já não bastasse, os 10 dias apanham precisamente dois fins-de-semana... simplesmente não faz sentido.
Se formos a ver os Restaurant Weeks nos EUA, todos começaram num Domingo ou numa Segunda e todos foram em épocas baixas.
Se continuarem assim, seguramente os verdadeiros bons restaurantes vão começar a desistir da sua participação!

Pedro Marques

Duarte Calvão disse...

De facto, para certos restaurantes, 20 euros é o preço médio. Mas, como é evidente, vai quem quer...Quanto a taxas de ocupação, tenho a impressão de que nos tempos que correm tudo isso está alterado e varia muito de restaurante para restaurante. Também aqui só participa quem quer e vê nisso vantagem.

Anónimo disse...

Caro Duarte Calvão,

Tem toda a razão quando diz que só vai quem quer, mas convém não esquecer que muitos dos potenciais clientes não conhecem os restaurantes em questão. Apenas lhes é dito que são restaurantes de luxo.
Imagine uma pessoa que vai a um restaurante, come algo que garantidamente não é de luxo nem tem serviço de luxo e que no fim, depois de pagar a conta, descobre que se pedisse à carta pagava menos. É lógico que esta pessoa vai se sentir enganada. A questão é... fica chateada com o restaurante ou com o evento em si? Não acredito que seja só com o restaurante.
O trabalho da organização passa por seleccionar os restaurantes que poderão ser admitidos. Acha que fizeram o seu trabalho?

Cumprimentos,
Pedro Marques

Duarte Calvão disse...

Realmente, convém estar informado sobre o restaurante a visitar e os preços que normalmente pratica. Não me parece que a organização fale de "restaurantes de luxo", mas sim de "qualidade". Pelo menos, não são "os melhores", um conceito-praga que se está a alastrar na imprensa portuguesa e que abrange desde croissants a hospitais para tratar de diabetes...Voltando ao assunto, acho a sua observação muito pertinente, mas mesmo que haja alguns casos como os que descreve, eles não invalidam uma iniciativa que creio ser globalmente bastante positiva. Esperemos que a organização corrija em iniciativas futuras eventuais problemas que surjam nesse aspecto.

Anónimo disse...

Caros

Outro problema é a diminuição da qualidade média dos ingredientes para adequar os custos a uma receita de 19€. Passou-se na primeira edição em três ou quatro restaurantes, a situação foi reportada à organização e esses restaurantes cá continuam.

Há outros restaurantes que aproveitam este eventos para uma efectiva divulgação da sua cozinha, oferecendo alguns pratos do seu menu normal por um preço mais baixo (têm menos margem durante uma semana)

A organização devia ter mais cuidado na seleção. Nos EUA estes eventos praticam dois preços dependo do restaurante (25 e 35 USD)

Saudações

Joaquim Santos

Duarte Calvão disse...

Também acho que quem não consegue apresentar condignamente a cozinha do seu restaurante por estes preços, mais vale não participar. Os preços diferenciados podem ser uma boa solução, até porque um dos perigos deste tipo de eventos é dar a entender ao público que se pode fazer a tal da "alta cozinha low cost"...

Anónimo disse...

Há restaurantes que preferem a oportunidade de facturar uns €ss a mais com margem do que apresentar condignamente a sua cozinha. Isto acontece e é prejudicial para a imagem do sector que à partida não é a ideal.

Joaquim Santos

Anónimo disse...

Eu não conheço o Eleven, queria conhecer, mas parece que ainda não é desta. Hoje pelas 11h30, o senhor mal-disposto que me atendeu tratou rapidamente de dizer que para o Lisboa Rest. Week "já não tinham mesas". Para nenhum dia a nenhuma hora.
Duas perguntas: quanto tempo antes se pode começar a reservar mesas?
Que percentagem das mesas do restaurante está reservada para o LRW?

Abraços
TC

Duarte Calvão disse...

Acho, Joaquim Santos, que os clientes rapidamente se apercebem daqueles que têm essa atitude e geralmente afastam-se.
Quanto ao Eleven, TC, é capaz de ser verdade (no blog do Restaurant Week dizem que o Olivier Café também já está esgotado...) e eles é que sabem quantas mesas podem disponibilizar para iniciativas destas, a 20 euros por pessoa. Um restaurante tem contas para pagar e não é uma entidade sem fins lucrativos. A indelicadeza com que foi atendido é que é indesculpável. Se quiser conhecer o Eleven sem gastar muito dinheiro, sugiro-lhe o menu executivo, servido ao almoço dos dias de semana, que fica em 43 euros, incluindo bebidas (creio que um copo ou dois de vinho, mas é ver no site deles.

Anónimo disse...

No site do Lisboa Restaurant Week há restaurantes que anunciam a lotação para o evento. Outros, não o anunciando, percebe-se depois que fazem esse limite de reservas. Não está correcto mas é o que acontece. Deveriam todos ser mais transparentes.

Pedro Marques

Anónimo disse...

Caro Duarte Calvão,

Não concordo muito consigo quanto aos clientes. Há muitos que não conseguem distinguir facilmente um bom produto de um mau. Esses clientes muitas vezes confiam nos restaurantes de gama alta para lhe darem essa "formação". O exemplo disso está no seu post sobre a trufa branca.

Cumprimentos,
Pedro Marques

Anónimo disse...

Ridiculo o "PHILADELFIA", o "BOM SUCESSO" ou o "CRISTAL"

Anónimo disse...

Mas o "molho 3 queijos PARMALAT" supera tudo! Como é possivel? Espero que venham poucos estrangeiros a este evento.. pa não passarmos vergonha.. Receita: Abre-se o pacote e verte-se a embalagem..
Miséria..

cps,

Rogério Matias

Anónimo disse...

Obrigado pela "dica Eleven". Lá irei um destes dias.
Entretanto, ontem mesmo consegui marcar no Gemelli (que já conheço). Também não lhes restavam muitas mesas, mas com enorme simpatia, lá conseguiram uma para o final do evento.
Abraços
TC

Duarte Calvão disse...

Caro Pedro Marques, idealmente os restaurantes deveriam ter essa missão pedagógica, mas a verdade é que cabe aos clientes serem mais exigentes. Desde que os restaurantes não os enganem, fazendo passar, pegando no exemplo, azeite de trufas brancas pelas próprias trufas, os clientes é que são responsáveis pelos lugares onde vão. E se preferem ir a lugares pelo ambiente, para ver ou ser vistos, pela música ambiente ou porque o dono os trata como amigos, deixando à comida em papel secundário, muitas vezes querendo enganar-se a si próprios sobre a qualidade dessa comida para justificar a escolha, não há nada a fazer. Aliás, quantos de nós, a começar por mim, de vez em quando não vamos a um restaurante onde a comida não é grande coisa (embora tenha que ser pelo menos aceitável...), mas porque nos apetece estar naquele ambiente ou pelo serviço ou por outra razão qualquer?
Sempre às ordens, TC.

Anónimo disse...

(Idem para o Aviz, onde nunca antes me tinha passado pela cabeça ir)
TC

Miguel Pires disse...

Tb consegui marcar a Casa da Comida com relativa facilidade. Vai ser bom poder voltar a comer o polvo assado com batata doce de Aljezur, do Bertilio Gomes

Anónimo disse...

Em relação ao que Rogério Matias disse não tenho minimas duvidas que se trata de uma iniciativa de propaganda de produtos de determinadas marcas o que é escandaloso, eu também liguei para alguns restaurantes e onde responderam que tambem tinham reservas cheias durante o evento, será que com 19 euros consegue pagar foie gras, bacalhau e sobremesa, isto dá prejuiso de certesa, quem o paga não me venham com cantigas que é propaganda ao restaurantes onde fui não precisa de propaganda porque é uma casa com nome no mercado que é o caso do Panorama do Sheraton, em vez de fazerem iniciativas como o festival do peixe em que realmente se deu a conhecer e bem o que se faz em gastronomia do que as pessoas darem 19 euros e sentirem-se enganadas

Anónimo disse...

muito bom o polvo do bertilio

recomendo vivamente