terça-feira, 1 de setembro de 2009

Bertílio na Casa da Comida


Uma boa notícia para variar. O chefe Bertílio Gomes já está a dar consultoria à Casa da Comida (na foto), um dos restaurantes mais bonitos de Lisboa, que marcou época nos anos 80 pela inspirada mão do seu fundador, Jorge Vale (que morreu há poucos anos), chegou a ter uma estrela Michelin, mas que nos últimos tempos tem estado mais afastado das bocas do mundo. Com 32 anos de idade, Bertílio Gomes estava num claro momento de crescimento quando o restaurante que chefiava, o Vírgula, fechou estupidamente há uns meses.
Ele não quer que pessoas como eu fiquem com excesso de expectativas, nesta fase, porque, embora já haja novidades da sua autoria na lista de pratos do restaurante e estejam lá membros da antiga equipa do Vírgula, inclusive o sub-chefe, a sua consultoria está ainda numa fase inicial e ele tem que dedicar-se também à gelataria que vai abrir em Tróia, junto com a sua mulher, a exemplo da que já têm em Alhandra.
Vamos ver quando conseguirei ir lá experimentar, mas a Casa da Comida passou para o topo das prioridades, porque Bertílio Gomes é sem dúvida um dos chefes mais bem preparados da nova geração e tenho a certeza que se encontrar um local adequado para mostrar o que vale irá muito longe.

11 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente uma boa notícia.

Paulina Mata disse...

É bom ver o Bertílio a trabalhar, mas também fico contente que seja na Casa da Comida.

Acho que os restaurantes do Jorge Vale têm que ser referidos quando se fala dos restaurantes em Portugal. O Casa de Pasto Flor da Castilho marcou muito, muito o meu precurso nestas coisas da gastronomia.Tem um lugar mesmo muito especial. Logo a seguir o Conventual (onde não vou há muitos anos...). Fui menos à Casa da Comida e ao Xêlê Bananas. Mas todos foram restaurantes tão diferentes de tudo o que existia, com uma aproximação tão característica e interessante. Considero que foram fundamentais na evolução da cozinha em Portugal (e também do meu percurso nestas coisas).

Que o Bertílio tenha muito sucesso e que a Casa da Comida volte a ter a projecção que já teve.

Anónimo disse...

Uma noticia muito boa. Já estive na Casa da Comida com o Chef Bertilio.
Uma refeição fantástica num ambiente muito agradável.
Votos de sucesso!!

Anónimo disse...

Já tive oportunidade de estar na casa da comida com o novo chef Bertilio.
Não só reparei que deu cartas na ementa, criando uma evolução gastronómica que já era precisa, como soube manter os pratos tradicionais que tanto nome deram e dão a este restaurante.
Honestamente pergunto-me como é o possivel este restaurante ter perdido a estrela michelin. O serviço é impecavel e os empregados estão sempre disponiveis com um sorriso.
Parabens Casa da Comida por esta nova aposta.

Artur Hermenegildo disse...

Há anos que não vou à Casa da Comida, há mais ainda quenão vou ao Conventual! Também fui uma ou duas vezes ao Xêlê Bananas.

Como diz a Paulina, tudo restaurantes marcantes nos anos 90 para Lisboa e para o meu "percurso pessoal2 nestas coisas da comida, também. (Tal como na mesma altura o "Sua Excelência" - como estará agora?)

Paulina Mata disse...

Artur, há muito que não me lembrava do Sua Excelência. Um dia a "declamação" do menu ia a meio e eu tive a ousadia de dizer que já sabia o que queria... Ouvi qualquer coisa como "Cale-se e oiça até ao fim." E assim fiz...

Mas de todos o que me marcou mais foi mesmo a Flor da Castilho (foi de facto algo que fez a diferença em relação a tudo o que conhecia e ainda hoje recordo alguns dos pratos com muitas saudades). Foi anterior aos outros. A primeira aventura do Jorge Vale. A Margarida Carpinteiro era também sócia. Comecei a ir lá, se não estou em erro, no final dos anos 70, início dos 80.

Anónimo disse...

então a prioridade já foi conseguida?
Conseguiu Mesa Marcada?
Valeu a pena?
justifica a visita?

Anónimo disse...

As prioridades devem ser outras.
Apesar de ser um grande cozinheiro, não é um Baena, ou um Sobral.
Se fossem esses já lá tinham ido vários e várias vezes. Assim se percebe quais as prioridades e as amizades.

Duarte Calvão disse...

Não, primeiro anónimo, ainda não tive oportunidade de ir. Mas, segundo me disse o chefe Bertílio Gomes, a sua consultoria está apenas a começar. Quando for, eu digo.

Anónimo disse...

Parabéns ao Bertilio por ter conseguido um lugar para exprimir o seu saber nas artes culinárias e que penso que é dos poucos novos cozinheiros que o sabem por em prática com muita sabedoria e com consciência de respeitar os produtos com que trabalha, mas espero que não volte a acontecer o que aconteceu no fatirico Virgula onde gestores de meia tigela e sem escrupulos nenhuns se aproveitaram e levaram uma casa ao nivel das melhores do pais com o empenho de muitas pessoas que ali deram o litro entre elas o responsavél maximo Chefe Bertilio e que de um momento para o outro disseram que tinham de fechar por causa da crise as pessoas deviam saber o que estes gestores de meia tigela fizeram com três milhões de euros que ganharam em três anos deviam- se explicar, felicidades ao Chefe Bertilio que bem mereçecom muita sorte no seu percurso.

Anónimo disse...

Caro anónimo concordo consigo no que diz respeito ao encerramento do virgula e de vários restaurantes da nossa praça abrir um restaurante não é a mesma coisa de uma tasca requer alguns conhecimentos de hotelaria e gestão hoteleira o que em Portugal existe muito pouco da verdadeira é que em França para se abrir um restaurante têm-se de ter na cozinha um responsável com halititações e respectiva equipa aqui em portugal continua-se a abrir restaurantes pensado-se que ao fim de dois anos já estão ricos só se for explorando os trabalhadores o que acontece e muito, e agora com a moda de ser cozinheiros até á miudos que saem das nossas escolas hoteleiras e que vão trabalhar para alguns restaurantes que já têm fama e fazem por vezes 18 e 20 horas de trabalho de graça só para terem curriculo mas esquecem que estão a retirar ao colegas anteriores das escolas que querem ter lugar num restaurante isto chama-se exploração incuberta e que as escolas de hotelaria pactuam com as entidades patonais á casos de hoteis em Lisboa que no verão passado receberam cerca de 70 estagiários veja-se o que pouparam.